Férias na Madeira
A Pérola do Atlântico
Por este belo nome é conhecida a maior das ilhas que compõem o que hoje é chamado de Madeira. Embora muitas pessoas pensam que é apenas uma ilha, estamos realmente falando sobre um arquipélago situado no Oceano Atlântico, próximo às ilhas Canárias e pertence a nação de Portugal.
O arquipélago é composto por duas ilhas habitadas: a própria Madeira e Porto Santo, bem como dois outros grupos de Ilhéus desérticos e não habitados, chamadas Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Muitos foram os nomes que receberam essas ilhas ao longo do tempo, bem como os famosos personagens associados a elas. Sem ir mais longe, um dos ídolos do mundo do futebol nasceu no Funchal, capital da ilha da Madeira. Evidentemente, estamos a falar do Cristiano Ronaldo. Mas a história também deixou sua marca sobre essas ilhas e tais celebridades como Sir Winston Churchill e a imperatriz Sissi visitaram e admiraram estas ilhas quando ainda viviam.
Este belo lugar possui paisagens incríveis, especialmente para os amantes da natureza em sua forma mais pura. Os caminhos para explorar o interior e a costa íngreme da Madeira tendem a seguir os caminhos de traçado pelas levadas, tubulação de água desde o tempo dos conquistadores (s. XV) que cruzam colinas e campos para trazer água para as populações. Os amantes das caminhadas têm um paraíso nesta rede de canais, que formam um conjunto de rotas para cada mais interessante e espetacular.
A ausência de grandes praias é talvez o mais notável para os turistas que chegam à Madeira a pensar encontrar um destino de sol e de praia. Mas a ilha tem muito mais do que areia para satisfazer aos visitantes, os quais não se sentirão desapontados. Além disso, as águas que rodeiam a ilha são transparentes, quentes e azuis, a torná-las no paraíso para a fauna tropical e subtropical, perfeito para praticar mergulho e pesca submarina. As piscinas naturais nas rochas também são um ótimo lugar para divertir-se e quem quiser deitar-se numa praia de areia dourada, pode visitar a bela ilha do Porto Santo, onde seu grande arenal também tem propriedades terapêuticas.
Vale a pena destacar, deste belo arquipélago, a sua gastronomia. A cultura dos fogões adquire na Madeira uma importância ainda maior, com pratos feitos à base de peixes, frutos do mar e carnes, como sopas, guisados, sobremesas e como não, os vinhos mundialmente famosos da Madeira. Uma visita às adegas da empresa vinícola nos permitirá provar as melhores colheitas destes vinhos, para levar como lembrança uma garrafa de néctar gostoso... E todas as paisagens da Madeira na retina.