Férias em Lisboa
A cidade das sete colinas
A cidade de Lisboa oferece um clima totalmente cálido e por este motivo não há uma época do ano concreta para visitá-la: qualquer momento é único e especial para realizar uma visita turística. O sol é uma presença quase permanente durante todo o ano, acima de tudo no Verão e pode ser desfrutado tanto por turistas como pelos residentes em todo o seu esplendor nas atraentes praias que a rodeiam. Como já foi dito, o Verão não é, contudo, a única temporada na qual é recomendável visitar Lisboa, já que na Primavera e no Outono podem ser observadas as paisagens e recantos. No Inverno, a temperatura é amena e constitui uma alternativa para visitar a cidade de um modo mais tranqüilo. A temperatura não costuma ser inferior à 5º.
Podemos assegurar que seja qual for a época do ano escolhida, a noite de Lisboa recebê-lo-á de braços abertos. A cidade dispõe de um grande número de discotecas e bares, razão pela qual muitos jovens optam por Lisboa como um dos seus destinos prediletos de férias. Os bares são frequentados tanto por turistas como por lisboetas que partem à procura de animação diurna e noturna. Também podemos destacar os casinos e os espetáculos musicais. Resumindo: a vida noturna em Lisboa é fantástica.
Durante o dia, existem também inúmeros programas de interesse, pois a cidade tem muitos sítios por recorrer e visitar. Conta com grandes centros comerciais muito vistosos e decorados, onde poderá encontrar tudo aquilo que procura. Se não deseja comprar nada, também se podem decantar por ir visitar os diversos locais que contam com decorações variadas de azulejos (trata-se de um itinerário por descobrir). Os restaurantes, as cafetarias, os cinemas e os teatros são outras das possibilidades que podemos descobrir durante o dia em Lisboa.
Apesar de que a maioria dos seus habitantes passa o dia na praia durante o Verão, a cidade dispõe de propostas diferentes para todos os gostos. Se o que pretende é encontrar um souvenir que lhe faça recordar as magníficas férias em Lisboa ou deseja comprar presentes para os seus familiares e amigos que não puderam viajar consigo, encontrará mil e uma lojas, centros comerciais ou quiosques que contam com uma variedade surpreendente de souvenires, para que possa escolher aqueles que mais sejam do seu agrado. Uma das compras típicas efetuadas pelos turistas, seja qual for a sua nacionalidade é o vinho. Acima de tudo, o vinho do Porto, um dos vinhos mais conhecidos em todo o mundo. Pode também ser considerado como uma das lembranças portuguesas mais cobiçadas. Outro dos souvenires típicos de Portugal que poderá encontrar à venda em Lisboa é o queijo: o Rabaçal, o Serra da Estrela e o de Castelo Branco, são alguns dos mais famosos. Os produtos artesanais também são muito utilizados como souvenires, as cerâmicas e os azulejos com bucólicas imagens pintadas à mão são algumas das várias opções disponíveis. Também podemos encontrar os bordados à mão: qualquer peça de roupa, colcha ou toalha de mesa pode ser convertida num apreciado presente depois de enriquecido por um artesão português com um magnífico bordado.
Lisboa é uma cidade relativamente pequena e coloca à sua disposição diversos meios de transporte para que a possa percorrer de uma ponta à outra sem muitas dificuldades. Um dos meios de transporte público mais utilizados na cidade são os autocarros que funcionam em média, salvo excepções das 6 da manhã até as 9 da noite sem interrupções. Porém, há também disponíveis linhas especiais que funcionam durante a noite. Recomendamos que se informe previamente quais os percursos abrangidos por cada um, bem como sobre alguns dos eventuais serviços gratuitos efetuados ao fim-de-semana.
O metro de Lisboa é uma das opções de viagem mais rápida e possui quatro linhas presentes, especialmente no centro da cidade. Dispõe de um funcionamento ininterrupto das 06 h 30 min da manhã até a 1 da madrugada. Uma viagem em eléctrico é sempre uma ocasião especial, principalmente se realizada num dos exemplares de madeira cada vez mais escassos na cidade. Recomendamos vivamente os percursos das carreiras 15 e 18.
Outra alternativa, mais pitoresca são os típicos elevadores. O elevador do Lavra comunica a rua Câmara Pestana com o Largo da Anunciada. O elevador da Glória transporta-o da Praça dos Restauradores à Rua São Pedro de Alcântara. O elevador da Bica conecta a Rua da Bica com o Bairro Alto. Se necessitarmos uma viagem mais direta e rápida podemos optar por um táxi, já que as suas tarifas, dentro do contexto europeu, são bastante razoáveis. Logicamente, o tarifário é superior durante a noite.